O Dossiê

Equipe São Galvão
Templo da Arte 23,24,25 agosto

Prof. Titina Corso
TÉNICA - PINTURA EM GESSO E RESTAURO EM GESSO
3 imagens sobre 3 mesas
Divisão das equipes 
Equipe - Fernando ; Márcio
Peça = Uma imagem de gesso branca com toda características indicando para Santo Antônio de Sant'Ana Galvão
Identificação da peça / pesquisa na biblioteca, livros e internet
Resultado - GOOGLE 
WWW.Santoantoniodesantanagalvão.com.br 
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão
Descrição - Imagem de gesso , segura um pergaminho branco a mão esquerda, com as inscrições - POST PARTUM VIRGO INVIOLATRA PERMANSISTI DEI GENITRIX INTERCEDE PRO NOBIS AMÉM


Na intervenção, optamos por incrementar um pouco a pintura, por se tratar de um curso onde a experiência em relação ao uso de materiais é importante para maior compreensão das técnicas aplicadas, e também porque achamos que a imagem de Santo Antônio de Sant"Ana Galvão era muito simples por ser um Franciscano, sendo que após a sua canonização a menos de 7 anos, ainda não tinha modelos a seguir, e resolvemos explorar nosso lado criativo e devocional dedicando à imagem um status diferenciado por se tratar de um santo importante para nós.
_ Parte teórica que sustenta a intervenção
Primeiramente fizemos um projeto pontuando tudo que seria necessário para a construção da imagem. Após uma limpeza mecânica usando malha e pincéis adequados, partimos para a consolidação de algumas partes faltantes pois havia necessidade de preparação da peça no sentido estrutural para iniciarmos o trabalho.
Separamos todo material necessário para que não faltasse nada e não fosse interrompido o trabalho . 
-Investigação realizada
GOOGLE
WWW.Santoantoniodesantanagalvão.com.br 
Igreja de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão - Mosteiro da Luz
Paróquia Nossa Senhora da Assunção e São Paulo - Praça João Mendes.

Continuar o texto de São Galvão aqui... Márcio e Fernando e o da Porcelana abaixo transportar para a aba relativa a porcelana onde já está a foto do trabalho de vocês. Obrigada!


São Paulo 18/07/2014
Templo da Arte
Aula : Restauração em porcelana
Professora – Marcia de Almeida Cristina Corso ( Titina Corso)
Técnicas: Museológica
Ilusionista
Comercial
Cultural
Turma PTAS2
Equipe = Márcio Domingues Soares
André Soares
Antônio Fernando do Anjos Abrão
IDENTIFICAÇÃO DA PEÇA
Um pires de xícara de café de porcelana com estampas contemporâneas.

TÍTULO DA INTERVENÇÃO
Restauração Museológica
Nome do proprietário
Templo da Arte
Mês e ano de execução do relatório e da restauração.
18 de julho de 2014

Descrição- Identificação pormenorizada da peça
O pires estava quebrado em várias partes desiguais.
As partes apresentavam bom estado de conservação em relação à pintura e esfacelamento (pouco esfaceladas).

Descrição e justificação da metodologia de intervenção
Parte teórica que sustenta a intervenção
Como se trata de um curso de restauro, e por não termos acesso a peças antigas de valor, até porque estamos em fase de aprendizado, optamos por considerar a intervenção Museológica, imaginado ser uma peça de museu.
A investigação realizada ficou a critério de nossa imaginação que nos remeteu à dinastia Tang.
Parte prática
Começamos pela limpeza mecânica com pincel seco – depois uma limpeza química com álcool. 
Montamos a peça sobre uma superfície de papel branco, percebemos que todas as peças se encaixavam perfeitamente e que faltava uma parte mínima na borda do pires.
No primeiro momento fizemos a reintegração das partes colando uma a uma passando a cola por toda borda quebrada. A princípio parecia tudo certo, quando no final percebemos que as partes não fechavam. Houve necessidade de refazer. Primeiro descolamos cada pedaço usando um soprador térmico para aquecer e deslocar as partes, após retiramos toda cola com acetona, isopo e bisturi .
Recomeçamos a consolidação usando cola MCA 493 .Enquanto o André segurava a peça o Fernando pontilhava na parte de trás ate que o prato ficasse todo montado. Enquanto isso o Márcio fazia o relatório.
Após a pontuação com a cola pela parte de trás da peça, todas as rachaduras foram reforçadas com a cola. Depois de seco, foi feita a retirada do excesso com acetona, isopo e bisturi. Em seguida foi feito o preenchimento das lacunas com massa de mowiol. Após a secagem da massa lixamos e aplicamos paraloide B74 30% para acabamento.
-Materiais 
Paraloide B74 30%
Massa de mowiol
Lixa
Isopo
Pincel
Cola MCA Methilcianoacrilato 493
Soprador térmico
Conclusão
O resultado foi excelente, a peça ficou muito bem acabada e digna de ser apresentada ao público em um museu. Para isso contamos com a supervisão e orientação da prof. Marcia de Almeida Cristina Corso (Titina) que com sua especialização nos conduziu em todo trabalho dando suporte nos momentos mais singulares.
Bibliografia=
Material fornecido pela prof: Titina em sala de aula
Anexo=
Fotos...




Outras fotos....


* (Digitar ou colar o texto pronto aqui... Equipe 2)



* (Digitar ou colar o texto pronto aqui... Equipe 3) 

7 comentários:

  1. e tenho mais fotos que poço publicar
    o que acham?

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  2. Olá queridos! Vocês devem configurar o texto da Equipe no corpo da postagem, pois estão digitando nos comentários... Observem que vou colocar uma frase no local da publicação correta assim: (Digitar ou colar o texto pronto aqui...)

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  3. Respostas
    1. Estamos afinados! Muito bom, os ajustes agora serão de justificar o texto no espaço, palavras mais técnicas e Palaroid B72, não 74! Minha sugestão: Transportar o texto sobre a porcelana e colocar logo abaixo da imagem que lá está já posta do grupo de vocês! Eu estou gostando muito do que estou vendo... Espero que vocês gostem de usar esta ferramenta, pois será bem útil no futuro para vocês, com seus próprios trabalhos. Um beijo

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  4. Olá queridos! Vejam meu recado... Ajustes no texto por favor!

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